QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.56120Résumé
O texto aborda resultados de pesquisa de mestrado realizada a partir da implementação do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra (PJC-ST) no ES, voltado para a escolarização de camponeses com Qualificação Social e Profissional (QSP) na modalidade EJA. Tem como objetivo explicitar os desafios postos aos processos formativos no contexto do campo nas práticas de Educação Profissional. Toma como aportes teóricos a educação popular, os fundamentos e princípios da agroecologia e o trabalho como princípio educativo para o exercício da integração curricular. A metodologia da sistematização é assumida como forma de revisitar a prática e analisá-la criticamente. Os resultados indicam contribuições para o campo da política pública de EJA, tendo o diálogo de saberes, a alternância pedagógica e as práticas de QSP como elementos integradores do currículo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.