FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55673

Résumé

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como o licenciando em Matemática vai se constituindo professor nas diversas ações do estágio e, mais especificamente, compreender como os futuros professores vão se apropriando de conhecimentos sobre a docência ao observar professores regentes. Os dados foram produzidos a partir do acompanhamento da disciplina de Estágio Supervisionado de Matemática no Ensino Fundamental e geridos através dos registros no diário de campo da pesquisadora, áudio gravações, relatórios desenvolvidos pelos alunos e uma sessão reflexiva. Os resultados nos apontam que, ao observar professores regentes, os estagiários se apropriaram de elementos para a constituição de modos de organização do ensino, importantes para a docência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Thanize Bortolini Scalabrin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física (UFSM/2018), Área de Concentração: Educação Matemática. Licenciada em Matemática pela UFSM (2015).

Téléchargements

Publié-e

2020-01-02

Comment citer

ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, A.; BORTOLINI SCALABRIN, T. FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 727–741, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.55673. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55673. Acesso em: 21 déc. 2024.