Onde estão os profissionais do gênero masculino na educação infantil? Reflexões históricas sobre a docência com crianças pequenas
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48970Résumé
O artigo tem como objetivo problematizar o perfil dos docentes que atuam na educação infantil, refletindo sobre a ausência de profissionais do gênero masculino na área. Para tanto, parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Abordamos as questões de gênero explícitas na profissão docente na educação infantil que foram consolidando a docência no decorrer da história, e que de maneira resistente permanecem até a atualidade. A pesquisa traz dados de publicações do período de 2000 a 2015 que demarcaram a ausência de profissionais do gênero masculino na educação infantil e que discutem a temática. Nesse sentido, a pesquisa problematiza essa condição e aponta para a necessidade de reconhecer que o que capacita para a docência é a formação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.