AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO PARA A INFÂNCIA NOS DOCUMENTOS DA UNESCO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS DIRETRIZES DE ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v31i1.1494Résumé
Este trabalho tem como objetivo compreender o conceito de infância da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e perceber como essa concepção aparece nas diretrizes de atendimento da educação infantil. Para isso recorreu a estudos que delineiam a história dos diversos espaços que vêm atendendo a criança brasileira (COSTA, 1983; MERISSE, 1997; MONARCHA, 2001), buscando relacioná-los com as vicissitudes do capital.Diante dessa simbiose, elegemos a Unesco – agência internacional que desempenha o papel de elaboradora das diretrizes da educação mundializada – (EVANGELISTA,1997), para analisar como essa agência entende a infância e para, sobretudo, refletir sobre a lógica que permeia as políticas de atendimento à infância dessa agência e suas implicações nas diretrizes de tendimento da educação infantil. Esse percurso nos apontou que o viés econômico que vem sustentando as reformas educacionais está imbricado na história do atendimento à criança brasileira, na medida em que, no decorrer desse atendimento, constatase a desvalorização dos profissionais que atuam com crianças, a ausência de uma política efetiva e clara de financiamento específica para essa etapa do ensino e de uma política de atendimento para construção de sujeitos críticos e (re)construtores de sua própria história.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.