PERCURSOS E DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOURADOS–MS

Auteurs-es

  • Maria Dilnéia Espíndola
  • Dirce Nei Teixeira de Freitas

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1331

Résumé

Este trabalho trata do percurso e da dimensão da municipalização do ensino fundamental em Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1987 a 2000. A peculiaridade desse processo é examinada particularmente com referência a desdobramentos, nesse Município, da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da reforma educacional posterior a 1994. Percebe-se que a municipalização do ensino fundamental ali é anterior à promulgação da Lei 9.424/96 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Contudo, a partir da implementação dessa lei, o índice de municipalização aumenta e, com isso, também são ampliados os desafios da construção de uma educação de qualidade na esfera municipal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2007-08-13

Comment citer

ESPÍNDOLA, M. D.; FREITAS, D. N. T. de. PERCURSOS E DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOURADOS–MS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 43–62, 2007. DOI: 10.5216/ia.v29i1.1331. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1331. Acesso em: 22 nov. 2024.