Soumissions

Cette revue n'accepte pas de soumissions pour le moment.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

A revista Inter-Ação aceita para publicação artigos, ensaios e resenhas inéditos, escritos em português ou em outras línguas, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidem na produção do conhecimento sobre a educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas ou linhas de pesquisa: Cultura e processos educacionais; Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Formação, profissionalização docente, práticas educativas; e Fundamentos dos processos educativos.

Uma vez atendida a condição de que os autores proponentes não tenham publicado nos três últimos números deste periódico, a avaliação dos trabalhos será realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista ad hoc e de membros do Conselho Científico. Em caso de pareceres divergentes recorrer-se-á a um terceiro. Eventuais sugestões de modificações por parte da editoria serão elaboradas com o consenso dos autores. Os textos publicados expressam opiniões de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/index>. O texto deve estar gravado em formato Microsoft Word e toda e qualquer possível identificação de autoria deverá ser retirada do documento, pois a identificação de autoria é feita por meio dos metadados.

Os metadados (o termo “metadados” refere-se ao preenchimento de alguns campos no momento da submissão do documento) deverão ser preenchidos com nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) do(s) autor(es) e títulos do artigo e dos resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. É necessária, também, uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo. Também é imprescindível a inserção do ORCID do autor no campo específico do formulário de submissão.

O texto deverá ser digitado em editor de texto Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e com margens de 1.18 inches (3cm). O número máximo de laudas, para as diferentes colaborações, deve ser: 18 para artigos, 12 para ensaios e comunicações científicas e 5 para resenhas. Esses limites incluem os resumos e referências bibliográficas.

Os artigos deverão apresentar, no início, um resumo de, no máximo, 10 linhas, contendo objetivos, métodos principais, conclusões e quatro palavras-chave na língua do documento. Devem apresentar também o título, o resumo e as palavras-chave em espanhol e em inglês no final do texto e antes das referências. Para maiores informações sobre a estrutura do artigo, consulte a norma da ABNT NBR 6022/2018 informação e documentação-Artigo em publicação periódica científica impressa. Para saber sobre a elaboração de resumos, consulte a norma da ABNT NBR 6028/2003 informação e documentação-Resumo.

Todas as citações deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR 10520/2023 informação e documentação-citações em documentos. São regras gerais: citações diretas com até três linhas são reproduzidas entre aspas duplas exatamente como consta do original, no interior do texto e com a indicação da fonte (Autor, ano da obra, página). Citações diretas com mais de três linhas deverão figurar com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e com espaçamento simples entre linhas, dispensando as aspas e com a indicação da fonte (Autor, ano da obra, página). As citações indiretas são inseridas no interior do texto com a indicação da fonte (Autor e ano da obra em questão).

Outras observações importantes: as notas devem ser objetivas, de natureza substantiva, numeradas e colocadas no final do texto (antes das referências), ou seja, as notas devem abarcar comentários e não meras indicações de autor e obra; as siglas e as abreviações devem aparecer estendidas, quando citadas pela primeira vez no texto; os quadros, gráficos, mapas e ilustrações, se forem indispensáveis à compreensão do documento, devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem, numerados e com a indicação de suas respectivas fontes; as tabelas inseridas no interior do texto deverão seguir as orientações do IBGE para apresentação de tabelas.

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética. As referências deverão ser alinhadas somente à esquerda, em espaçamento simples entre linhas. Deve constar apenas as iniciais dos primeiros nomes dos autores (apenas o último nome deve vir por extenso e em caixa alta). Consulte a norma da ABNT NBR 6023/2018 informação e documentação-referências.

Exemplos (atenção ao negrito e itálico):

a) Livro no todo com um só autor:

Autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação

Ex.: LUCK, H. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010

b) Livro no todo com mais de três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado et al. Título: subtítulo. Tradutor. Edição. Local de publicação: Editora, data.

Ex.: VELOSO, H. P. et al. Classificação da vegetação brasileira, adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro: IBGE, 1991. 124 p.

c) Capítulos de livros:

Autor e título da parte, seguidos da expressão In: ou Separata de:, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a descrição física da parte. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Ex.: SANTOS, F. R. A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

Ex.: ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

d) Artigos em periódicos:

Autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação.

Ex.: DE LUCCA, G. Notas curtas. Getulio, São Paulo, ano 3, p. 9, jul./ago. 2009.

Ex.: DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

e ) Dissertações e teses:

Autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

Ex.: AGUIAR, A. A. de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Ex.: ALVES, D. P.. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

f) Trabalhos em  meio eletrônico:

As referências devem obedecer aos padrões indicados para os documentos monográficos no todo, acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).

Ex.: KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

Ex.: GODINHO, T. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

g) Documentos on-line:

Ex.: BAVARESCO, A.; BARBOSA, E.; ETCHEVERRY, K. M. (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http ://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Ex.: CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://www.fiocruz.br/editora/media/05-PMISB.pdf. Acesso em: 4 set. 2009.

Os textos enviados à revista Inter-Ação devem ser direcionados para uma das seguintes seções:

Seção dossiê: Seção na qual são publicados artigos, ensaios ou comunicações científicas que contemplem a temática do dossiê, conforme Chamada para publicação, divulgada anteriormente.

Seção resenha: Esta seção destina-se à publicação de resenhas, ou seja, à exposição concisa do que é apresentado em obras relevantes ao foco e escopo da Inter-Ação.

Seção ensaio: A seção ensaio destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico numa temática e que, embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada.

Seção documentos: Esta seção destina-se à publicação de documentos cuja análise e seleção será realizada pela Comissão Editorial desta revista.

Para informações complementares: (62) 3209-6319 ou revistainteracao@gmail.com

Déclaration de confidentialité

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.