PEDAGOGÍAS NEGRAS: ANTIRRACISMO, BUENA VIDA Y CORPORALIDAD
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.70669Resumen
Las Pedagogías Negras comprenden formas de hacer, pensar y poder transformar y cuestionar conocimientos y prácticas ya establecidos en las pedagogías occidentales. También problematizan las propias propuestas creadas en el contexto de las prácticas de enseñanza y aprendizaje de los negros. En un esfuerzo por comprender, discutimos el antirracismo, el pensamiento de las mujeres negras y la corporalidad a la luz de tres estrategias metodológicas: multiplicidad, complejidad e interdependencia, que revelan compresiones en los procesos de aprendizaje-enseñanza-creación que dan forma a las pedagogías negras. Finalmente, consideramos que estas pedagogías movilizan la lucha por los derechos en sus diversas dimensiones, especialmente el derecho a la diferencia, como derecho fundamental e inalienable.
PALABRAS CLAVE: Pedagogías Negras. Antirracismo. Mujeres Negras. Corporalidad.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.