História da educação de surdos e as atuais perspectivas para o ensino de habilidades de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50811Resumen
Estudos sobre a educação de surdos e surdez vem sendo amplificados nas últimas décadas, corroborando para a consolidação dos direitos da comunidade surda, principalmente no que se refere ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão desse sujeito. Apesar desses avanços, ainda são evidentes percalços no que se refere ao ensino de língua portuguesa escrita, devido, principalmente, à limitação de estratégias do professor e do uso de material didático adequado para contemplar as necessidades do aprendiz surdo. Esta pesquisa, de cunho exploratório (GIL, 2002), propõe uma reflexão sobre a trajetória histórica da educação de surdos no Brasil, destacando também questões referentes à educação inclusiva. A partir de pesquisas sobre inclusão, como Goldfeld (2002), ensino de Líbras e de Língua Portuguesa para surdos (QUADROS, 1996; QUADROS E SCHMIEDT, 2006; PEREIRA, 2014, entre outros), são apresentadas algumas propostas de ensino de leitura e escrita para surdos, elaboradas em uma perspectiva bilíngue de ensino.
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