História da educação de surdos e as atuais perspectivas para o ensino de habilidades de leitura e escrita

Autores/as

  • Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, osilenecruz@bol.com.br
  • Rosana Prado, RP Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói , Rio de Janeiro, Brasil, rosanaprado.l.m@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50811

Resumen

Estudos sobre a educação de surdos e surdez vem sendo amplificados nas últimas décadas, corroborando para a consolidação dos direitos da comunidade surda, principalmente no que se refere ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação e expressão desse sujeito. Apesar desses avanços, ainda são evidentes percalços no que se refere ao ensino de língua portuguesa escrita, devido, principalmente, à limitação de estratégias do professor e do uso de material didático adequado para contemplar as necessidades do aprendiz surdo. Esta pesquisa, de cunho exploratório (GIL, 2002), propõe uma reflexão sobre a trajetória histórica da educação de surdos no Brasil, destacando também questões referentes à educação inclusiva. A partir de pesquisas sobre inclusão, como Goldfeld (2002), ensino de Líbras e de Língua Portuguesa para surdos (QUADROS, 1996; QUADROS E SCHMIEDT, 2006; PEREIRA, 2014, entre outros), são apresentadas algumas propostas de ensino de leitura e escrita para surdos, elaboradas em uma perspectiva bilíngue de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, osilenecruz@bol.com.br

Rosana Prado, RP, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói , Rio de Janeiro, Brasil, rosanaprado.l.m@gmail.com

Publicado

2019-03-12

Cómo citar

MARIA DE SÁ E SILVA DA CRUZ, O.; MARIA DO PRADO LUZ MEIRELES, R. História da educação de surdos e as atuais perspectivas para o ensino de habilidades de leitura e escrita. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 801–818, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50811. Acesso em: 22 nov. 2024.