Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil

Autores/as

  • Andréa Rodrigues de Souza Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, andrear.souza@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-9284-7003
  • José Carlos de Melo Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, mrzeca@terra.com.br https://orcid.org/0000-0002-0501-8141

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48977

Resumen

O presente artigo configura-se como um recorte de uma pesquisa de pós-graduação em docência na educação infantil, tendo como objetivo principal analisar os reflexos do processo de feminização da docência na construção da identidade profissional das professoras de educação infantil em uma rede pública municipal, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de especialização em docência na educação infantil (CEDEI). A pesquisa se caracteriza como exploratória e possui uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário semiestruturado e à observação não participante. Concluiu-se que na atualidade o mito da educadora nata ainda é muito presente, mas aos poucos vem sendo desconstruído, dando ênfase a profissionalização docente e a construção/fortalecimento de sua identidade.

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Biografía del autor/a

Andréa Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, andrear.souza@hotmail.com

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, mrzeca@terra.com.br

Publicado

2019-02-01

Cómo citar

RODRIGUES DE SOUZA, A. .; CARLOS DE MELO, J. . Educadora ou tia: os reflexos da feminização do magistério na construção da identidade profissional de professores (as) da educação infantil . Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 697–709, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48977. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48977. Acesso em: 2 jul. 2024.