Temas perigosos para educação? Juventudes, instituições de ensino, gênero e sexualidades

Autores/as

  • Cristiane Gonçalves da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Instituto de Saúde e Sociedade/Campus Baixada Santista
  • Tatiana Lionço Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48959

Resumen

O artigo apresenta questionamentos em torno do perigo relacionado aos temas gênero e sexualidades no contexto de instituições de ensino, particularmente escolas de ensino médio e universidades. Parte de um repertório que considera a experiência das autoras, experiência de outros/as pesquisadores/as, acontecimentos e discussões recentes em torno da violência, buscando conexões que revelam a acirrada disputa sobre gênero e sexualidades. Discutindo sobre a ambiguidade do perigo que envolve tais temáticas, além de destacar as possibilidades de iniciativas de resistências às violências nas e das instituições, valorizando as experiências de sujeitas/os que ocupam os territórios de educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Gonçalves da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Instituto de Saúde e Sociedade/Campus Baixada Santista

Departamento Políticas Públicas e Saúde Coletiva; Eixo Comum O Ser Humano e sua Inserção Social; Co-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS. Pós-doutoranda no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e no Instituto de Investigações Gino Germani/Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Atuação em pesquisa, ensino e extensão na interface entre saúde e educação com as temáticas de sexualidades, gênero, juventudes, prevenção e vulnerabilidade ao HIV/AIDS, direitos sexuais e reprodutivos, redução de danos.

Tatiana Lionço, Universidade de Brasília (UnB)

Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia.Tem se dedicado ao estudo do fundamentalismo religioso na política nacional, das redes de proteção para a comunidade LGBT universitária e dos processos de subjetivação e sua relação com gênero e sexualidade.

Palavras-chave: gênero, sexualidade, diversidade sexual

Publicado

2019-05-22

Cómo citar

GONÇALVES DA SILVA, C.; LIONÇO, T. Temas perigosos para educação? Juventudes, instituições de ensino, gênero e sexualidades. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 180–195, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.48959. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48959. Acesso em: 24 nov. 2024.