DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48958Resumen
O objetivo deste artigo, busca verificar e analisar as implicações do conceito de gênero na trajetória docente de um professor que lecionou para crianças, em um espaço que se constituiu majoritariamente como feminino ao longo do século XX. A opção metodológica foi a História Oral temática produzindo uma documentação a partir das memórias deste professor. As memórias de sua trajetória docente serão analisadas à luz das teorias de Norbert Elias e bibliografia da temática. Tais perspectivas nos permitem apontar que no espaço escolar percebemos redes de dependência, interdependência e poder sempre presentes nas relações de gênero, envolvendo os docentes e suas trajetórias profissionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.