Reformas educacionais neoliberais no brasil e a negação da cidadania dos trabalhadores docentes

Autores/as

  • Hugo Leonardo Fonseca Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4257

Resumen

este artigo tem como objetivo discutir os impactos das reformas educacionais brasileiras, desenvolvidas desde a década de 90, sobre a construção da cidadania dos trabalhadores docentes. Para isso, busco situar as reformas educacionais num contexto mais amplo de crise do capital e de reestruturação de suas formas de exploração, bem como das reformas do estado envidadas pelas políticas neoliberais, responsáveis pela destruição dos direitos conquistados pelos trabalhadores. Busco, ainda, refletir sobre as contradições do discurso acerca da relação educação e cidadania. E, por fim, aponto a construção da cidadania como produto da luta de classes e a produção da cidadania do trabalhador docente como resultado das lutas político-sindicais por uma educação pública, gratuita, estatal e de qualidade para as maiorias.

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Publicado

2008-07-10

Cómo citar

SILVA, H. L. F. Reformas educacionais neoliberais no brasil e a negação da cidadania dos trabalhadores docentes. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 193–217, 2008. DOI: 10.5216/ia.v33i1.4257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4257. Acesso em: 22 nov. 2024.