PERFORMANCE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO DE PROFESSORES KRAHÔ SOBRE A INCORPORAÇÃO DE RITOS E CANTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores/as

  • Mônica Thereza Soares Pechincha Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.41003

Resumen

Este artigo pontua a reflexão de professores krahôsobre a incorporação de rituais e cantos, ações axiais em sua cultura, nas suas escolas de educação básica e na construção própria de projetos pedagógicos. Apresenta, sucintamente, aspectos estilísticos e cosmológicos de sua performance e sua conexão com o que chamamos de “natureza” e “sobrenatureza”. Resulta de observações e reflexões conjuntas com professores krahô no contexto de sua formação no curso de Educação Intercultural na Universidade Federal de Goiás.

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Biografía del autor/a

Mônica Thereza Soares Pechincha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos cursos de Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas. Atua nas seguintes áreas: etnologia indígena, educação indígena e teoria antropológica.

Publicado

2016-08-26

Cómo citar

SOARES PECHINCHA, M. T. PERFORMANCE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO DE PROFESSORES KRAHÔ SOBRE A INCORPORAÇÃO DE RITOS E CANTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 373–398, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.41003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41003. Acesso em: 22 nov. 2024.