UMA LEITURA DA INCLUSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v31i2.1257Resumen
Várias condições vêm sendo consideradas como “desviantes” pela sociedade. Ser negro, ser velho, ser criança, ser mulher, ser deficiente representam condições de subalternidade de direitos e de desempenho de funções sociais. É nesse contexto que as relações sociais manifestam-se de diversas maneiras, produzindo as mais variadas formas de preconceito e controle, atitudes contra as quais Paulo Freire sempre se posicionou com extrema veemência. Neste trabalho, foram utilizadas as categorias da historicidade, da inconclusão, da conscientização, da comunhão, do diálogo e da libertação. A postura antidiscriminatória e antisegregacionista de Freire posiciona-o como um dos mais importantes teóricos do movimento de ruptura com o paradigma da exclusão, na busca pela instauração do que hoje denominamos de paradigma da inclusão social.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.