IGUALDADE E DIFERENÇAS NA ESCOLA – COMO ANDAR NO FIO DA NAVALHA

Autores/as

  • Maria Teresa Mantoan

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v31i2.1253

Resumen

O ensino escolar brasileiro, nos debates atuais sobre inclusão, tem diante de s o desafio de encontrar soluções que respondam à questão do acesso e da permanência dos alunos nas suas instituições educacionais. Algumas escolas públicas e particulares já adotaram ações nessa direção ao proporem mudanças na sua organização pedagógica, de modo a reconhecer e valorizar as diferenças, sem discriminar os alunos e/ou segregá-los. Apesar das resistências, cresce a adesão de redes de ensino, de escolas e de professores, pais e instituições dedicadas à inclusão de pessoas com deficiência, o que denota o efeito dessas novas experiências e, ao mesmo tempo, motiva questionamentos. Com a intenção de explorar esse debate sobre inclusão e escolaridade, vamos analisar alguns pontos polêmicos que cercam essa situação de mudança, nos dias atuais, diante de inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial. Mais do que avaliar os argumentos contrários e favoráveis às políticas educacionais inclusivas, abordaremos, entre seus aspectos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e diferenças, que envolve o entendimento, a elaboração de tais políticas e todas as iniciativas visando à transformação das escolas para se ajustarem aos princípios inclusivos de educação.

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Publicado

2007-08-08

Cómo citar

MANTOAN, M. T. IGUALDADE E DIFERENÇAS NA ESCOLA – COMO ANDAR NO FIO DA NAVALHA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 185–196, 2007. DOI: 10.5216/ia.v31i2.1253. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1253. Acesso em: 21 dic. 2024.