LAICIDADE, TOLERÂNCIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES NA REDE PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56561Abstract
O presente artigo objetiva analisar a percepção de agentes públicos em escolas públicas sobre a laicidade, com vistas a discutir a experiência do espaço e agir público e como é construída a tolerância social a partir destas trocas simbólicas. Como instrumento de coleta utilizou-se um roteiro semiestruturado, sendo adotado a análise de conteúdo temático para apreciação do material. Concluiu-se que os respondentes representam a laicidade e a tolerância como fenômenos dissociados, entendendo a laicidade como existente, com status de fenômeno jurídico-formal, sem um correspondente social concreto, enquanto a tolerância é significada como socialmente inexistente, convertendo-se a laicidade em norma simbólica nas modalidades confirmação de valores e legislação-álibi, configurando-se como óbice para a superação dos contextos de intolerância social marcada pelo elemento religioso.
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