LEIGOS E CATÓLICOS EM DISPUTA PELA ESCOLA NOVA NO BRASIL NA DÉCADA DE 1930
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.55854Abstract
No Brasil, as ideias da Escola Nova foram apresentadas como propícias a um país moderno. Contudo, o que se entendia por Escola Nova? Na configuração da Escola Nova, dois grupos ganharam nitidez: o dos intelectuais com uma postura leiga face à sociedade e o dos intelectuais ligados à Igreja Católica. Duas obras de formação pedagógica, de 1932, são exemplares das divergências políticas em disputa. No atual trabalho, será abordada a concepção de Escola Nova leiga contida no livro Escola Moderna, de Maria dos Reis Campos. A concepção católica será tratada com o livro A Escola Nova, de Jonathas Serrano. A metodologia utilizada foi a de análise documental dos dois livros a serem abordados. O objetivo do trabalho foi de propiciar a compreensão do contexto histórico quando das divergências intelectuais e institucionais sobre a conceituação de Escola Nova no Brasil da década de 1930.
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