PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E AS DEMANDAS PARA O V PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v30i1.1290Abstract
Neste artigo, analisa-se a pós-graduação em educação no Brasil, com ênfase nos desafios enfrentados pelos programas da região Centro-Oeste, no âmbito da reforma do Estado. Apresentam-se indicadores da pós-graduação brasileira que evidenciam a distribuição desigual entre as regiões do país. Esse movimento reproduz-se de forma significativa na área da educação, cujos dados indicam que, em relação ao número de bolsas do CNPq, por exemplo, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que mais necessitam de auxílio; além disso, enfrentam dificuldades inclusive na atração e fixação de jovens doutores. Analisa-se também a política da Capes por meio dos programas nacionais de pós-graduação e os desafios colocados pela região Centro-Oeste no que diz respeito ao processo de avaliação na área da educação.Downloads
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