REFLEXÕES ACERCA DO DISCURSO SOBRE A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v34i1.6566Resumo
O advento da modernidade configura rupturas históricas que inscrevem novas dimensões e tensões entre o homem e a sociedade. Desde então grandes evoluções técnicas e científicas ocorreram, consubstancializando novos modos de ser, de pensar e de viver. No contexto atual, a evolução científica e tecnológica chegou em níveis nunca antes vistos. É a disseminação de um modo de produzir a vida que adquire movimento global, rompe as barreiras espaço-temporais e se difunde em ondas sísmicas em tal aceleração que já não há território em que não haja a marca de sua presença. Entretanto, este não é um movimento linear e similar em todos os contextos, impõe adaptações sociais, econômicas e culturais à sociedade. Inserida na cultura, a educação também sofre reorganizações visando a adequação ao moderno nível tecnológico. A organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), órgão mundial que trata da educação, ciência e cultura, direciona as ações da primeira por meio de diretrizes a adotar. Nesse aspecto, o Relatório Delors (2001) constitui uma demarcação de objetivos para o século XXI. Este texto visa o questionamento sobre a formação humana proposta no Relatório Delors, a qual é postulada como transmissão e socialização do conhecimento acumulado, sendo que este se desdobra em informações, habilidades e capacidades exigidas pelo movimento globalizante da modernidade. As reflexões que seguem estão fundamentadas, especialmente, no pensamento dos frankfurtianos Max Horkheimer e Theodor Adorno, buscando, no limite, indagar se o que está posto corresponde ao télos, ao sentido, da educação em sua essência.Downloads
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