O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Marilia Gouvea de Miranda UFG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.62691

Resumo

O objetivo deste artigo é introduzir um debate sobre o neoliberalismo em seus aspectos conceituais e históricos, tendo em vista os desafios postos por esse processo em sua nova etapa no Brasil e algumas de suas particularidades. Para tanto, o ponto de partida é uma discussão sobre o liberalismo, com a finalidade de situar as bases que serão preservadas ou recriadas sob o neoliberalismo contemporâneo, sempre com a preocupação de situar, histórica e conceitualmente, os processos que são próprios do modo de produção capitalista. Em seguida, pretende-se apreender os aspectos constitutivos desse neoliberalismo contemporâneo e situá-los na perspectiva de seus desdobramentos e de algumas questões relativas à educação como uma política social, uma dimensão da cultura ou uma prática escolar

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

MIRANDA, M. G. de. O NEOLIBERALISMO COMO OFENSIVA NEOCONSERVADORA À EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 1–15, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i1.62691. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/62691. Acesso em: 18 abr. 2024.