Corpo, Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Possíveis olhares

Autores

  • Carolina Sobreira Cesar UNIFOA; UGB

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48980

Resumo

A escola é marcada por conflitos e tensões sociais que influenciam o ensino e aprendizagem: inovações tecnológicas, diversidade de comportamentos, novas configurações familiares, diversidade religiosa, cultural e étnica. Nesta perspectiva, percebemos uma temática que emerge como problema em meio a tantas questões: gênero, sexualidade e o modo como a escola se posiciona diante dos discursos e práticas discriminatórias. Assim, esta pesquisa investigou o currículo praticado e sua relação com o gênero e a sexualidade no cotidiano de uma escola pública do município de Barra Mansa-RJ. A metodologia se deu por intermédio dos Estudos do Cotidiano e os instrumentos foram entrevistas semiestruturadas e o caderno de campo. Percebemos que a construção de gênero e sexualidade perpassa por questões sócio-históricas e culturais que busca normalizar comportamentos e atitudes no chão da escola.

Palavras- chave: Gênero. Sexualidade. Cotidiano Escolar. Ensino Fundamental.

 

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

CESAR, C. S. Corpo, Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Possíveis olhares. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 210–226, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.48980. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48980. Acesso em: 7 nov. 2024.