PERFORMANCE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO DE PROFESSORES KRAHÔ SOBRE A INCORPORAÇÃO DE RITOS E CANTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

  • Mônica Thereza Soares Pechincha Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.41003

Resumo

Este artigo pontua a reflexão de professores krahôsobre a incorporação de rituais e cantos, ações axiais em sua cultura, nas suas escolas de educação básica e na construção própria de projetos pedagógicos. Apresenta, sucintamente, aspectos estilísticos e cosmológicos de sua performance e sua conexão com o que chamamos de “natureza” e “sobrenatureza”. Resulta de observações e reflexões conjuntas com professores krahô no contexto de sua formação no curso de Educação Intercultural na Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Thereza Soares Pechincha, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), nos cursos de Ciências Sociais e Licenciatura Intercultural de Formação de Professores Indígenas. Atua nas seguintes áreas: etnologia indígena, educação indígena e teoria antropológica.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

SOARES PECHINCHA, M. T. PERFORMANCE E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO DE PROFESSORES KRAHÔ SOBRE A INCORPORAÇÃO DE RITOS E CANTOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 373–398, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.41003. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41003. Acesso em: 13 nov. 2024.