REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Autores

  • Ana Flavia Souza Santana Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18874

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever a representação social que estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Salvador/BA fazem da violência na escola, identificando os significados associados a esta violência, suas raízes e possível prevenção. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada, que versou sobre a violência em geral, suas interfaces com a escola, as possíveis causas e prevenção etc. Os dados levantados possibilitaram compreender que a violência está vinculada à agressão física, à criminalidade, sendo o próprio aluno o responsável primeiro pela produção da violência. As representações sobre a violência na escola trazem significados como desrespeito e discriminação, assim como violência escolar, agressão física, verbal e psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-08

Como Citar

SANTANA, A. F. S. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 113–130, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i1.18874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18874. Acesso em: 18 nov. 2024.