REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Autores

  • Ana Flavia Souza Santana Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18874

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever a representação social que estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Salvador/BA fazem da violência na escola, identificando os significados associados a esta violência, suas raízes e possível prevenção. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada, que versou sobre a violência em geral, suas interfaces com a escola, as possíveis causas e prevenção etc. Os dados levantados possibilitaram compreender que a violência está vinculada à agressão física, à criminalidade, sendo o próprio aluno o responsável primeiro pela produção da violência. As representações sobre a violência na escola trazem significados como desrespeito e discriminação, assim como violência escolar, agressão física, verbal e psicológica.

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Publicado

2012-06-08

Como Citar

SANTANA, A. F. S. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO ACERCA DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 37, n. 1, p. 113–130, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i1.18874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18874. Acesso em: 27 nov. 2022.