TRABALHO DOCENTE NA ANPED: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15028Resumo
O texto analisa a produção sobre trabalho docente no ensino superior divulgada na base da ANPEd entre 1996 e 2009. Dos grupos de trabalho averiguaram-se o GT 09 e o GT 11, por se acreditar que seriam espaços prováveis de discussão dessa temática. Do total dos textos, apenas quinze apresentaram proximidade com essa categoria. Parte desses textos não são estudos que articulem o trabalho docente ao contexto do capitalismo. Há textos que destacam as transformações no mundo do trabalho e seus reflexos no trabalho docente e, partindo de uma abordagem crítica, analisam como esse processo repercute na: exploração, perda de direitos e alienação dos trabalhadores. Ressalta-se um aspecto que não foi abordado satisfatoriamente: os efeitos psicossociais desencadeados, sobretudo o sofrimento impingido aos docentes frente a um cenário tão adverso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.