PERCURSOS E DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOURADOS–MS

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola
  • Dirce Nei Teixeira de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v29i1.1331

Resumo

Este trabalho trata do percurso e da dimensão da municipalização do ensino fundamental em Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 1987 a 2000. A peculiaridade desse processo é examinada particularmente com referência a desdobramentos, nesse Município, da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da reforma educacional posterior a 1994. Percebe-se que a municipalização do ensino fundamental ali é anterior à promulgação da Lei 9.424/96 (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Contudo, a partir da implementação dessa lei, o índice de municipalização aumenta e, com isso, também são ampliados os desafios da construção de uma educação de qualidade na esfera municipal.

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Publicado

2007-08-13

Como Citar

ESPÍNDOLA, M. D.; FREITAS, D. N. T. de. PERCURSOS E DESAFIOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DOURADOS–MS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 43–62, 2007. DOI: 10.5216/ia.v29i1.1331. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1331. Acesso em: 18 maio. 2024.