PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E AS DEMANDAS PARA O V PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Mariluce Bittar

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v30i1.1290

Resumo

Neste artigo, analisa-se a pós-graduação em educação no Brasil, com ênfase nos desafios enfrentados pelos programas da região Centro-Oeste, no âmbito da reforma do Estado. Apresentam-se indicadores da pós-graduação brasileira que evidenciam a distribuição desigual entre as regiões do país. Esse movimento reproduz-se de forma significativa na área da educação, cujos dados indicam que, em relação ao número de bolsas do CNPq, por exemplo, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que mais necessitam de auxílio; além disso, enfrentam dificuldades inclusive na atração e fixação de jovens doutores. Analisa-se também a política da Capes por meio dos programas nacionais de pós-graduação e os desafios colocados pela região Centro-Oeste no que diz respeito ao processo de avaliação na área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-08-13

Como Citar

BITTAR, M. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E AS DEMANDAS PARA O V PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 30, n. 1, p. 99–117, 2007. DOI: 10.5216/ia.v30i1.1290. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1290. Acesso em: 19 nov. 2024.