PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL E AS DEMANDAS PARA O V PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v30i1.1290Resumo
Neste artigo, analisa-se a pós-graduação em educação no Brasil, com ênfase nos desafios enfrentados pelos programas da região Centro-Oeste, no âmbito da reforma do Estado. Apresentam-se indicadores da pós-graduação brasileira que evidenciam a distribuição desigual entre as regiões do país. Esse movimento reproduz-se de forma significativa na área da educação, cujos dados indicam que, em relação ao número de bolsas do CNPq, por exemplo, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as que mais necessitam de auxílio; além disso, enfrentam dificuldades inclusive na atração e fixação de jovens doutores. Analisa-se também a política da Capes por meio dos programas nacionais de pós-graduação e os desafios colocados pela região Centro-Oeste no que diz respeito ao processo de avaliação na área da educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.