CONSTRUÇÃO DE PAPÉIS E DE IDENTIDADES FEMININAS: FAMÍLIA, ESCOLA E MEMÓRIAS, 1920-1940
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v12i1.6852Resumo
Enveredar pelo universo feminino católico entre as décadas de 1920 e 1940 é o objetivo deste artigo, que descortina as representações de mulheres a partir de suas memórias e egodocumentos. A análise de uma instituição de ensino confessional proporciona matizes da vida cotidiana e da identidade construída socialmente, revelando o cumprimento de papéis funcionais e de modelos a serem seguidos como exemplo de família, valores e qualificação.
PALAVRAS-CHAVE: História, memória, mulheres, família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.