A DUPLICIDADE TRANSPARENTE: UM ENSAIO HISTORICISTA SOBRE METROPOLIS E M - O VAMPIRO DE DÜSSELDORF, DE FRITZ LANG

Autores

  • Pedro Spinola Pereira Caldas Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v13i1.5423

Resumo

A proposta deste ensaio consiste em aplicar a categoria desenvolvida por Thomas Elsaesser para compreender as figuras proeminentes da cultura de Weimar, a saber: duplicidade transparente. Segundo Elsaesser, os intelectuais de Weimar sabiam mais de si mesmo do que qualquer crítico ou historiador da cultura poderia saber. Com o fito de ilustrar esse conceito, este ensaio lida com Metropolis e M - O vampiro de Düsseldorf, dois filmes de Fritz Lang que não foram analisados por Elsaesser sob tal categoria, o que pode ser útil para uma abordagem historicista do período de Weimar.

 

PALAVRAS-CHAVE: República de Weimar, cinema alemão, Fritz Lang.

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Biografia do Autor

Pedro Spinola Pereira Caldas, Professor do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

 

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Publicado

2009-01-16

Como Citar

CALDAS, P. S. P. A DUPLICIDADE TRANSPARENTE: UM ENSAIO HISTORICISTA SOBRE METROPOLIS E M - O VAMPIRO DE DÜSSELDORF, DE FRITZ LANG. História Revista, Goiânia, v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/hr.v13i1.5423. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/5423. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos