EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES, ENSINO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52719Resumo
Discute teoricamente o papel do professor e de como ele utiliza o seu conhecimento do passado para se desenvolver enquanto professor – pesquisador. Apresenta discussões teóricas, a partir de aportes bibliográficos e empíricos sobre o desenvolvimento do professor pesquisador e do papel da sua experiência e do passado. Debate a formação deste profissional e como a perspectiva da Educação Histórica auxilia o desenvolvimento da consciência histórica de alunos, tendo como ponto de partida o reconhecimento de que o professor e suas experiências estão intrinsicamente ligados a um trabalho pedagógico bem desenvolvido. Apresenta resultado de trabalho empírico junto a professores da rede estadual de ensino do Paraná. Está ancorado, teoricamente, nas discussões apresentadas por Schmidt (2015), Barca (2012), Rüsen (2001, 2007 e 2012), Peter Seixas (1994, 1998) e Lowenthal (1989, 1998).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.