A AMÉRICA DE PAPEL
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v3i1.10658Resumo
A construção da idéia de nacional brasileiro sempre esteve calcado em modelos e antimodelos de outras nações. Os países latino-americanos, desde o século XIX, sempre serviram de modelo às avessas, sempre foram colocados como lugar de atraso e barbárie, em oposição ao progresso brasileiro. Nos momentos de reafirmação do nacionalismo brasileiro este mito sempre veio à tona. Um destes momentos foram os anos cinqüenta do nosso século. Mesmo com uma grande mudança na imprensa da época, operada pelo fotojornalismo, este mito permaneceu vivo e foi "confirmado" pelas fotorreportagens.
Palavras-chave: Nacionalismo brasileiro: América Latina; fotojornalismo: anos
50
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.