MEMÓRIAS LOCAIS, TRADIÇÕES E PRODUÇÃO DOS SABERES: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v9i1.10460Resumo
Este artigo faz um estudo sobre narrativas, imagens e poemas referentes ao rio Paraná, buscando compreendê-los a partir das tradições sobre os rios, as águas, a fronteira, a estatuária e as formas de produção dos saberes nas salas de aulas da região oeste do Paraná. Parte-se de uma atividade de ensino realizada de forma interdisciplinar em que se utilizaram contos europeus como material de trabalho para o ensino de Português e História. Neste texto, procura-se demonstrar a importância do uso de histórias locais para as atividades escolares, pois elas representam um potencial inexplorado para a construção do conhecimento e uma forma de evidenciar as nossas tradições.
Palavras-chave: Produção do saber, hermenêutica, história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.