AS VIAGENS CIENTÍFICAS DO NATURALISTA MARTIM FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA (1800-1820)
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v10i2.9170Résumé
Martim Francisco Ribeiro de Andrada é conhecido da historiografia sobretudo por sua atuação política no período da Independência, quando integrou o “Gabinete dos Andradas”. Sua obra científica, no entanto, foi pouco estudada. Ele realizou uma série de viagens científicas pela Capitania de São Paulo no âmbito da Direção-Geral das Minas de Ouro, Prata e Ferro, instituição científica que teve uma contribuição fundamental para a emergência e consolidação das ciências naturais naquela região colonial. As viagens científicas serão analisadas como integrantes do projeto político-reformista encabeçado pelo principal ministro da “Viradeira”, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, que pretendia estimular a exploração dos recursos naturais da principal colônia portuguesa, o Brasil, para assim fomentar a modernização da economia lusa.
Palavras-chave: História das ciências, história das geociências, história da história natural, história do Brasil, Martim Francisco Ribeiro de Andrada.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.