A Didática da História em Goiás

trajetória disciplinar de um campo de formação de professores e reflexão do ensino e aprendizagem histórica na FH/UFG

Auteurs-es

Mots-clés :

Didática da História, Disciplina Científica, Campo Acadêmico, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem Histórica

Résumé

O objetivo do artigo consiste em fornecer uma abordagem da evolução da disciplina Didática da História no contexto do curso de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Por meio de uma análise sistemática das fontes, representadas por uma série de resoluções, projetos pedagógicos de curso e planos de ensino de várias disciplinas, buscou-se apresentar o destacado papel que esse campo disciplinar tem desempenhado na referida instituição, tanto na formação de professores no curso de graduação, quanto como um espaço dedicado à reflexão e investigação sobre o ensino e aprendizagem histórica, no âmbito da pós-graduação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Max Lanio Martins Pina, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás UFG (2023). Atualmente, é docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás, membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Aprendizagem Histórica APRENDHIS/UFG, e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História LAPEHIS/UEG.

Références

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90.

BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional das idéias. ENFOQUES: Revista Eletrônica. Rio de Janeiro, v.1, n. 01, p. IV– 117, 2002.

CERRI, Luís Fernando. O historiador na reflexão didática. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 27-47, jan./jun., 2013.

CERRI, Luis Fernando. Um lugar na história para a didática da história. História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2017.

DEILE, Lars. Didaktik der geschichte. Version: 1.0, in: Docupedia-Zeitgeschichte, 27.01.2014. Disponível em: http://docupedia.de/zg/deile_didaktik_v1_de_2014. Acesso em: 11 mar. 2021.

KOSELLECK, Reinhart. O futuro do Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

MARTINS, Estevão C. de Rezende. Teoria e filosofia da história: contribuições para o ensino de história. Curitiba, W. A. Editores, 2017.

MISTURA, Letícia; CAIMI, Flávia Eloisa. O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 92-116, 2020.

PINA, Max Lanio Martins. A didática da história pela perspectiva alemã. In: Bueno, André; Crema, Everton; Neto, José Maria (org.) Ensino de História e Diálogos Transversais. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 386-390.

PINA, Max Lanio Martins. As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG. CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 39, n. 2, p. 75-108, 2021.

PINA, Max Lanio Martins. Guerreiros, castelos e dragões: ideias históricas de estudantes goianos sobre a Idade Média. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás, Goiânia, 2016.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Tradução de Caio C. Pereira. et al. W.A. Editores, Curitiba, 2012.

RÜSEN, Jörn. Contribuições para uma teoria da didática da história. Organizadores: Maria Auxiliadora Schmidt; Estevão de Resende Martins. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.

RÜSEN, Jörn. Consciência histórica como tema da didática da história. MÉTIS: História & Cultura, v. 19, n. 38, p. 16-22, jul./dez. 2020.

RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Curitiba: WAS Edições, 2022.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Tradução de Marcos Roberto Kusnick. Práxis educativa, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2006.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Maria Auxiliadora Schmidt; Isabel Barca; Estevão de Rezende Martins (org.). Curitiba, Ed. UFPR, 2010.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade Brasília, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradutor Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SADDI, Rafael. Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil. 2014. OPSIS, Catalão-GO, v. 14, n. 2, p. 133-147 - jul./dez. 2014

SADDI, Rafael. Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica. História & Ensino, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010.

SADDI, Rafael. Reflexões sobre o campo de investigação da didática da história. In: SILVA, Maria da Conceição; MAGALHÃES, Sônia Maria de (org.). O ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. Goiânia: Editora da PUC Goiás, p. 83-101, 2012.

SANTOS, Silmária Reis dos. A inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017). 2020. 199 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Bahia, 2020.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Estado e construção do código disciplinar da didática da história. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 709-729, jul./dez., 2006.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da história. Intelligere, v. 3, n. 2, p. 60-76, 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Manuais de didática da história destinados à formação de professores e a constituição do código disciplinar da história no Brasil: 1935-1952. História, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 126-143, ago/dez., 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: CRV, 2020.

TEIXEIRA, Rafael Saddi. Plano de Ensino. Teoria da história e didática da história: pressupostos e fundamentos do pensamento histórico e suas implicações didáticas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014.

TEIXEIRA, Rafael Saddi. Plano de Ensino. Teoria da história e didática da história: pressupostos e fundamentos do pensamento histórico e suas implicações didáticas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2020.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de História. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura em História. Goiânia, abril de 2019.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 727. Fixa o currículo pleno do curso de graduação em História – modalidade Licenciatura, para os alunos do Câmpus de Goiânia, ingressos a partir do ano letivo de 2005. Goiânia, 7 de dezembro de 2004.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 1364. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História, grau acadêmico Licenciatura, modalidade presencial, da Faculdade de História, para os alunos ingressos a partir de 2015-1. Goiânia, 8 de maio de 2015.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 1496. Aprova o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História, níveis Mestrado e Doutorado, da Faculdade de História da Regional Goiânia. Goiânia, 7 de abril de 2017.

URBAN, Ana Claudia. Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. 2009. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

URBAN, Ana Claudia. A constituição do código disciplinar da didática da História nas propostas dos cursos de formação de Professores. Revista de Educação Histórica, n. 2, p. 410-423, 2013.

URBAN, Ana Claudia. O código disciplinar da didática da história nos manuais destinados à formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 14, n. 58, p. 188-197, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-07-12

Comment citer

PINA, M. L. M. A Didática da História em Goiás: trajetória disciplinar de um campo de formação de professores e reflexão do ensino e aprendizagem histórica na FH/UFG. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 10–32, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77251. Acesso em: 24 nov. 2024.