History didactics in Goiás

disciplinary trajectory of a teacher training field and reflection on historical teaching and learning at FH/UFG

Authors

Keywords:

Didática da História, Disciplina Científica, Campo Acadêmico, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem Histórica

Abstract

The article aims to offer an overview of the development of the History Didactics discipline within the context of the undergraduate and graduate History programs at the Federal University of Goiás. By conducting a systematic analysis of sources, including a series of resolutions, course pedagogical projects, and course outlines from various subjects, the goal was to highlight the significant role this disciplinary field has played at the institution. It has served as a vital component in the training of teachers at the undergraduate level and as a space dedicated to the reflection and investigation of historical teaching and learning at the graduate level.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Max Lanio Martins Pina, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás UFG (2023). Atualmente, é docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás, membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Aprendizagem Histórica APRENDHIS/UFG, e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Ensino de História LAPEHIS/UEG.

References

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, v. 9, n. 19, p. 29-42, set.89/fev.90.

BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional das idéias. ENFOQUES: Revista Eletrônica. Rio de Janeiro, v.1, n. 01, p. IV– 117, 2002.

CERRI, Luís Fernando. O historiador na reflexão didática. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 27-47, jan./jun., 2013.

CERRI, Luis Fernando. Um lugar na história para a didática da história. História & Ensino, Londrina, v. 23, n. 1, p. 11-30, jan./jun. 2017.

DEILE, Lars. Didaktik der geschichte. Version: 1.0, in: Docupedia-Zeitgeschichte, 27.01.2014. Disponível em: http://docupedia.de/zg/deile_didaktik_v1_de_2014. Acesso em: 11 mar. 2021.

KOSELLECK, Reinhart. O futuro do Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

MARTINS, Estevão C. de Rezende. Teoria e filosofia da história: contribuições para o ensino de história. Curitiba, W. A. Editores, 2017.

MISTURA, Letícia; CAIMI, Flávia Eloisa. O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 92-116, 2020.

PINA, Max Lanio Martins. A didática da história pela perspectiva alemã. In: Bueno, André; Crema, Everton; Neto, José Maria (org.) Ensino de História e Diálogos Transversais. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 386-390.

PINA, Max Lanio Martins. As influências da didática da história em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG. CLIO: Revista Pesquisa Histórica, v. 39, n. 2, p. 75-108, 2021.

PINA, Max Lanio Martins. Guerreiros, castelos e dragões: ideias históricas de estudantes goianos sobre a Idade Média. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/Goiás, Goiânia, 2016.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Tradução de Caio C. Pereira. et al. W.A. Editores, Curitiba, 2012.

RÜSEN, Jörn. Contribuições para uma teoria da didática da história. Organizadores: Maria Auxiliadora Schmidt; Estevão de Resende Martins. Curitiba: W. A. Editores Ltda., 2016.

RÜSEN, Jörn. Consciência histórica como tema da didática da história. MÉTIS: História & Cultura, v. 19, n. 38, p. 16-22, jul./dez. 2020.

RÜSEN, Jörn. Cultura histórica, formação e identidade: sobre os fundamentos da didática da história. Curitiba: WAS Edições, 2022.

RÜSEN, Jörn. Didática da história: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Tradução de Marcos Roberto Kusnick. Práxis educativa, v. 1, n. 2, p. 7-16, 2006.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Maria Auxiliadora Schmidt; Isabel Barca; Estevão de Rezende Martins (org.). Curitiba, Ed. UFPR, 2010.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica – teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade Brasília, 2001.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradutor Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SADDI, Rafael. Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no Brasil. 2014. OPSIS, Catalão-GO, v. 14, n. 2, p. 133-147 - jul./dez. 2014

SADDI, Rafael. Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica. História & Ensino, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010.

SADDI, Rafael. Reflexões sobre o campo de investigação da didática da história. In: SILVA, Maria da Conceição; MAGALHÃES, Sônia Maria de (org.). O ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos. Goiânia: Editora da PUC Goiás, p. 83-101, 2012.

SANTOS, Silmária Reis dos. A inserção dos trabalhos de Jörn Rüsen no Brasil e a interpretação da teoria da didática da história nas pesquisas brasileiras (2010-2017). 2020. 199 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal da Bahia, 2020.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Estado e construção do código disciplinar da didática da história. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 709-729, jul./dez., 2006.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da história. Intelligere, v. 3, n. 2, p. 60-76, 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação, v. 16, n. 37, p. 73-91, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Manuais de didática da história destinados à formação de professores e a constituição do código disciplinar da história no Brasil: 1935-1952. História, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 126-143, ago/dez., 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Didática reconstrutivista da história. Curitiba: CRV, 2020.

TEIXEIRA, Rafael Saddi. Plano de Ensino. Teoria da história e didática da história: pressupostos e fundamentos do pensamento histórico e suas implicações didáticas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2014.

TEIXEIRA, Rafael Saddi. Plano de Ensino. Teoria da história e didática da história: pressupostos e fundamentos do pensamento histórico e suas implicações didáticas. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2020.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de História. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura em História. Goiânia, abril de 2019.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 727. Fixa o currículo pleno do curso de graduação em História – modalidade Licenciatura, para os alunos do Câmpus de Goiânia, ingressos a partir do ano letivo de 2005. Goiânia, 7 de dezembro de 2004.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 1364. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História, grau acadêmico Licenciatura, modalidade presencial, da Faculdade de História, para os alunos ingressos a partir de 2015-1. Goiânia, 8 de maio de 2015.

UFG. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC n.º 1496. Aprova o novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em História, níveis Mestrado e Doutorado, da Faculdade de História da Regional Goiânia. Goiânia, 7 de abril de 2017.

URBAN, Ana Claudia. Didática da história: percursos de um código disciplinar no Brasil e na Espanha. 2009. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

URBAN, Ana Claudia. A constituição do código disciplinar da didática da História nas propostas dos cursos de formação de Professores. Revista de Educação Histórica, n. 2, p. 410-423, 2013.

URBAN, Ana Claudia. O código disciplinar da didática da história nos manuais destinados à formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 14, n. 58, p. 188-197, 2014.

Published

2024-07-12

How to Cite

PINA, M. L. M. History didactics in Goiás: disciplinary trajectory of a teacher training field and reflection on historical teaching and learning at FH/UFG. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 10–32, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77251. Acesso em: 24 nov. 2024.