Agenciamento estético em diálogo intercultural
Modesto Brocos (1852-1936) e o impressionismo à brasileira
Mots-clés :
Modesto Brocos, impressionismo, diálogo interculturalRésumé
A partir da compreensão do diálogo intercultural ocorrido na relação entre as correntes artísticas europeias e o contexto brasileiro, o texto investiga a atuação do pintor compostelano, Modesto Brocos y Gomes (1852-1936). Por meio de sua obra pictórica e literária, avalia o posicionamento artístico e profissional de Modesto Brocos no início do século XX, sua relação com a cultura pictórica europeia e as tensões, em seu pensamento, entre a ortodoxia e a experimentação.Examina alguns preceitos presentes no pensamento do artista e que se encontram na gênese da vanguarda como o respeito à singularidade e temperamento do artista, a defesa da liberdade e subjetividade, bem como traços formais que envolvem pinceladas mais soltas, cenários mais sugeridos e disformes. Como um artista imigrante que se agencia em um espaço intervalar, a atuação de Brocos se expressa a partir de negociações culturais, contribuindo, por meio de sua obra, para a criação de um impressionismo à brasileira: movimento que se aproxima das vanguardas, mas que guarda características próprias e contraditórias.
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