Potências em Queimada! (1969)
Quando arte e história convergem na batalha anticolonial
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v26i3.73400Mots-clés :
Direito Socioambiental, Luta anticolonial, América Latina, Povos TradicionaisRésumé
Aliando um contexto histórico de inquietação, o didatismo e a força das imagens, o filme Queimada! (1696), do diretor italiano Gillo Pontecorvo, consegue construir uma via de comunicação eloquente com o espectador e, dessa forma, transmitir de forma manifesta como funcionam as engrenagens exploratórias do colonialismo. Compreendendo que os princípios colonizadores tomam persuasivas formas, pretendemos fazer uso da Arte e do Direito com o intuito de delinear um estudo interdisciplinar que, assim como a obra analisada, consiga explorar e mesclar fontes de conhecimentos de diferentes áreas a fim de apontar caminhos para a potencialização da luta anticolonial.
Téléchargements
Références
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A Análise do Filme. 2. ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia, Lda., 2004. 308 p.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A Arte do Cinema: Uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo, SP: Editora da USP, 2013.
BUCK-MORSS, Susan. Hegel e o Haiti. São Paulo: n-1 edições, 2017.
DUARTE, Evandro Charles Piza & QUEIROZ, Marcos Vinícius Lustosa. A Revolução Haitiana e o Atlântico Negro: o Constitucionalismo em face do Lado Oculto da Modernidade. In: Direito, Estado e Sociedade, n.49 p. 10 a 42 jul/dez 2016.
FABRIS, Mariarosaria. Neo-realismo Italiano. In: MASCARELLO, F. (Org.).História do Cinema Mundial. Papirus Editora, Capinas, 2006. p. 192.
JAMES, Cyril Lionel Robert James. Los jacobinos negros: Toussaint L’Overture y la revolución de Haití. 1ª edição. Buenos Aires : RyR. 2013.
MANEVY, Alfredo. Nouvelle Vague. In: MASCARELLO, F. (Org.). História do Cinema Mundial. Papirus Editora, Capinas, 2006. p. 223
RAMOS, Jorge Abelardo. História da Nação latino-americana. 2º ed. rev. e ampl. Florianópolis: Insular, 2012.
SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés. A gênese anticolonial do constitucionalismo latino americano. In: Revista Direito e Práxis. V. 12, n.01, Rio de Janeiro. p. 16-47.
SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés. De como a natureza foi expulsa da modernidade. In: Revista de Direitos Difusos, v. 68, n. 2, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.