A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire
uma reflexão sobre consciência histórica
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66073Résumé
Esse trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Goiás (Campus Senador Canedo) tendo como objetivo fazer uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire, sobretudo quanto a contribuição que esse intelectual oferta ao exercício da Teoria e Ensino de História. E nesse sentido, compreender como os historiadores podem utilizá-lo como um valioso aporte para as reflexões em torno da ciência histórica e seu ensino, tomando como premissa a possibilidade se construir com uma relação pedagógica que visa transformação dos indivíduos em sujeitos autônomos e livres intelectualmente em relação com o mundo. Essa visão sobre a relação de ensino-aprendizado inscrita nas reflexões de Paulo Freire tem como ponto de partida a própria vida dos sujeitos envolvidos nesse processo, ou, em outras palavras, a história de vida daqueles que se apresentam dentro desse processo objetivando por meio da educação sua própria constituição de humanização. De modo objetivo, a proposta central desse trabalho é, portanto, o de investigar como essa potencialidade acerca de como o pensamento de Paulo Freire contribui para o próprio processo de desenvolvimento da consciência histórica dos envolvidos no campo pedagógico pela via da historicidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.