A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire

uma reflexão sobre consciência histórica

Autores/as

  • Rodrigo de Oliveira Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG-Senador Canedo), Senador Canedo, Goiás, Brasil, teachershistoria@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-9961-6312

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.66073

Resumen

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Goiás (Campus Senador Canedo) tendo como objetivo fazer uma reflexão sobre o pensamento de Paulo Freire, sobretudo quanto a contribuição que esse intelectual oferta ao exercício da Teoria e Ensino de História. E nesse sentido, compreender como os historiadores podem utilizá-lo como um valioso aporte para as reflexões em torno da ciência histórica e seu ensino, tomando como premissa a possibilidade se construir com uma relação pedagógica que visa transformação dos indivíduos em sujeitos autônomos e livres intelectualmente em relação com o mundo. Essa visão sobre a relação de ensino-aprendizado inscrita nas reflexões de Paulo Freire tem como ponto de partida a própria vida dos sujeitos envolvidos nesse processo, ou, em outras palavras, a história de vida daqueles que se apresentam dentro desse processo objetivando por meio da educação sua própria constituição de humanização. De modo objetivo, a proposta central desse trabalho é, portanto, o de investigar como essa potencialidade acerca de como o pensamento de Paulo Freire contribui para o próprio processo de desenvolvimento da consciência histórica dos envolvidos no campo pedagógico pela via da historicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo de Oliveira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG-Senador Canedo), Senador Canedo, Goiás, Brasil, teachershistoria@hotmail.com

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Geografia pela Universidade Brasília (UnB), especialista em História Cultural e Formação de Professores pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Especialista em Sociologia e Ensino de Sociologia (Instituto Claretiano). Professor do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Senador Canedo.

Publicado

2020-12-28

Cómo citar

OLIVEIRA SOARES, R. de. A construção histórica do sujeito nas obras de Paulo Freire : uma reflexão sobre consciência histórica . História Revista, Goiânia, v. 25, n. 3, p. 191–206, 2020. DOI: 10.5216/hr.v25i3.66073. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/66073. Acesso em: 17 jul. 2024.