Narrativas de milagres
a sacralização da justiça profana (Portugal, século XIV)
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v24i1.56899Résumé
Este artigo analisa alguns exemplos registrados no Manuscrito 01, que se encontra na Seção de Obras Raras (OBR), da Biblioteca Central do Estudante (BCE) da Universidade de Brasília (UnB). Intitulado, na tradição bibliotecária da UnB, como Flos Sanctorum, trata-se na verdade de narrativas de milagres e de vidas de “santos padres”, cuja produção data, provavelmente, do século XIV, realizada em âmbito monástico, no norte de Portugal. O corpus conta com 143 exempla e milagres, devidamente assinalados sob forma de rubricas. O principal sentido que se pretende destacar dos exemplos selecionados é o da justiça divina que, como um truísmo, manifesta-se em todas as narrativas. Entretanto, as lógicas pelas quais essa justiça se realiza são oriundas da experiência política e social terrena, o que termina por sacralizar o poder profano.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.