O BRASIL NO EPISTOLÁRIO DE SIMON BOLÍVAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DESCONHECIMENTO ENTRE AS AMÉRICAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v8i1.10475Résumé
A análise dos processos de independência nas Américas permite observar que as estratégias políticas adotadas pela América Portuguesa, de um lado, e pela América Hispânica, de outro, motivaram o cultivo da denegação entre essas porções do território americano. Para identificar, no discurso contemporâneo ao processo, a afirmação da denegação, elegeu-se como fonte o epistolário de Simon Bolívar. Assim, este artigo apresenta o discurso instituído nas cartas dessa importante liderança, considerando especialmente as referências imagéticas dedicadas à monarquia brasileira.
Palavras-chave: Bolívar, epistolário, denegação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.