A REALEZA NAS FONTES DO PERÍODO MEROVÍNGIO (SÉCULOS VI-VIII)
DOI :
https://doi.org/10.5216/hr.v11i1.10070Résumé
Este artigo pretende descrever algumas das principais fontes documentais produzidas na Gália durante o período merovíngio, bem como refletir sobre a contribuição delas para o estudo da realeza entre os francos. A ênfase será dada aos testemunhos escritos, em detrimento dos testemunhos arqueológicos, que, pela sua importância, mereceriam um estudo à parte. Os principais textos abordados neste trabalho serão os Decem Libri Historiarum, de Gregório de Tours, as Crônicas, atribuídas a Fredegário e suas continuações, o Liber Hisíoriae Francorum, os poemas de Venâncio Fortunato, os Capitularia Merowingica as Epistolae Austrasicae e as Formulae Marculfi. PALAVRAS-CHAVE: Francos, realeza, fontes.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.