A Didática da História

um inventário das proximidades em pesquisas na Europa e Canadá

Autores/as

Palabras clave:

Didática da História, Consciência histórica, Aprendizagem histórica

Resumen

O termo Didática da História é conhecido no Brasil através de textos e artigos provenientes da vertente investigativa alemã. Por essa e outras razões, alguns pesquisadores não aceitam tais discussões, pois não concordam com as análises, sobretudo as de Jörn Rüsen, acreditando que o campo se limita exclusivamente a essa abordagem de matriz germânica e que não existe pluralidade teórica e temática. No entanto, isso é um equívoco. O presente artigo constitui uma iniciativa para relacionar, de forma reflexiva, diferentes pesquisas e experiências de aprendizagem histórica em países como Alemanha, França, Espanha, Itália e Canadá. Demonstramos que pesquisadores em diferentes lugares, embora com conceitos que às vezes se aproximam e às vezes se destacam por iniciativas locais, pensam o ensino de história a partir dos referenciais que articulam a teoria da história, a historiografia e a educação. Apontamos conceitos como "pensar historicamente", "laboratórios de história" e uma estruturação de variantes da noção de "consciência histórica" em múltiplos contextos. Por fim, destacamos que outro elemento que une esses trabalhos é o protagonismo das ideias de estudantes e docentes no processo coletivo de construção do saber histórico escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto do Departamento de História (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Parnambuco. Sendo Docente Permamente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE).

Citas

ABUD, Kátia. Didática da História: uma contribuição para o debate na Educação histórica. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; URBAN, Ana Cláudia (orgs.). Passados Possíveis: a educação histórica em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.

BAROM, Wilian Carlos Cipriani. Os microcampos da didática da História: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história. Revista de Teoria da História, v. 12, n. 2, p. 15-67, 2014.

BERGMANN, Klaus. A História na Reflexão Didática. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 9, n. 19, p. 29-42, set/fev1990.

BORGHI, Beatrice; MONTANARI, Debora. La enseñanza de la historia en Italia, entre pasado, reformas y horizontes futuros, Futuro del Pasado, n.12, 2021, p. 91-121.

BORRIES, Bodo Von. Competência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico? Educar em Revista, Curitiba, n.60, p.171-196, abr/jun, 2016.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1898) – A Revolução francesa da historiografia. 2ª Ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2010.;

CAIMI, Flávia. Investigando os caminhos recentes da histórica escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs.). O ensino de história em questão: cultura histórica e usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015, p.17-36.

CARDOSO, Oldimar. Didática da História. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (orgs.) Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

______. Para uma definição de didática da história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 28, n. 55, p. 153-170, jun.2008.

CERRI, Luis Fernando. Didática da História: uma leitura teórica sobre a História na prática. Revista de História Regional, n.15, v.2, p. 264-278, Inverno, 2010.

CUEVAS, J. P., GONZÁLEZ, X. M. S., FARIÑA, R. P. P., CARBONELL, C. A. T., & MESTRE, J. S. (2011). Didáctica de la Geografía y la Historia, n.82, Ed. Graó, 2011.

DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales à Nova História. Florianópolis: EDUSC, 2003.

FERNÁNDEZ, Antoni Santisteban. La formación en competencias de pensamiento histórico, Clío & Associados, n. 14, p.34-56, 2010.

HEIMBERG, Charles, OPERIOL, Valérie. La didactique de l’histoire. Actions scolaires et apprentissages entre l’intelligibilité du passé et la problématicité du monde et de son devenir. In: Les didactiques em question (s). État des lieux et perspectives pour la recherche et la formation. Bruxelles: De Boeck Supérieur, 2012. p. 78–88.

LALAGÜE-DULAC, Sylvie (et.al). Introducion. In: Didactique et Histoire: des synergies complexes. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2016.

LAUTIER, Nicole; ALLIEU-MARY, Nicole. La Didactique de L’Histoire. Revue Française de Pedagogie, n.162, jan/fev/mars, 2008.

MATTOZZI, Ivo. Il museo nel curricolo di storia: una questione di trasposizione didattica. Educar em Revista, n. 58, p. 69-85, 2015.

______. La didattica laboratoriale nella modularità e nel curricolo di storia. Insegnare storia con le situazioni-problema. Quaderno di CLIO, v. 92, 2004.

______. Un curricolo per la storia: proposte curricolari ed esperienze didattiche per la scuola elementare. Cappelli, 1990.

______. Il museo nel curricolo di storia: una questione di trasposizione didattica. Educar em Revista, n. 58, p. 69-85, 2015.

MIRALLES MARTÍNEZ, P.; MOLINA PUCHE, S.; ORTUÑO MOLINA, J. La importancia de la historiografía en la enseñanza de la historia. Educatio Siglo XXI, Editora GEU, 2011.

MISTURA, Letícia. As matrizes teóricas da aprendizagem histórica no Brasil: um estudo compreensivo, Revista História Hoje, n.9, v.18, p. 77-100, 2020.

MONTEIRO, Ana Maria; RALEJO, Adriana. Cartografias da Pesquisa em Ensino de História. Rio de Janeiro: MAUDX, 2019.

PAIS, José Machado. A consciência histórica e identidade: os jovens portugueses num contexto europeu. Oeiras: Celta: 1999.

PANCIERA, Walter; ZANNINI, Andrea. Didattica della storia: manuale per la formazione degli insegnanti. Le Monnier, 2006.

PÉREZ, Francisco García; FERNÁNDEZ, Nicolás de Alba. La evolución de la didáctica de las ciências sociales en España: trayectoria, problemas y retos. Una mirada a partir de experiências. In: BALBÉ, Maria; MONFORT, Neus González; SANTISTEBAN, Antoni (orgs). Quin professorat, quina ciutadania, quin futur? Els reptes de l’ensenyament de les ciències socials, la geografia i la história. Universitat Autònoma de Barcelona, 2019, p.71-90.

POPA, NAthalie. La conscience historique en didactique de l’histoire au Canada. Canadian Journal of Education / Revue canadienne de l’éducation, n.40, v.1, 2017.

PRATS CUEVAS, Joaquiml. Enseñar Historia: Notas para una didáctica renovadora. Mérida (Badajoz): Junta de Extremadura, Dirección General de Ordenación, Renovación y Centros, 2001.

PUCHE, Sebastián Molina; NAVARRO, MAría Fernández-Rufete. La enseñanza de la historia en España: un largo camino hacia las competencias históricas. Andamio, v.5, n.1,p.153-176, 2018.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

______ . Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

______. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

______. Cultura Faz Sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Petrópolis: Vozes, 2014.

SADDI, Rafael. Didática da história na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova didática da história no brasil. Opsis, Catalão, v.14, n.2, p.133-147, jul/dez, 2014.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; URBAN, Ana Cláudia (orgs.) Passados possíveis: a educação histórica em debate. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2014.

SEIXAS, Peter; MORTON, Tom. The big six historical thinking concepts. Toronto: Nelson Education, 2012.

______. Theorizing of historical counsciousness. Toronto: University of Toronto Press, 2004.

SERGIO, Marialuisa Lucia. La didattica della storia nella Repubblica federale tedesca. Didattica della storia–Journal of Research and Didactics of History, v. 2, n. 1S, p. 63-74, 2020.

SOUPLET, Catherine. La didactique de l’histoire en France à travers les thèses soutenues dans les années 1990. Étude de trois cas, Revue des sciences de l’éducation, n.47, v.2, 250-269, 2021.

SOUPLET; Catherine. Apprendre en histoire à l'école élémentaire: analyse didactique de l'activité cognitivo-langagière en classe. Tomo 1. Tese de Doutorado em Ciência da Educação (Didática da História). Université Charles de Gaulle - Lille III, 2012.

TUTIAUX-GUILLON, Nicole. O paradoxo francês: cultura histórica significativa e didática da história incerta. Educação e Realidade, Porto Alegre, n.1, p.15-37, 2011.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

BONETE, W. J.; SZLACHTA JUNIOR, A. M. A Didática da História : um inventário das proximidades em pesquisas na Europa e Canadá. História Revista, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 33–59, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77640. Acesso em: 23 nov. 2024.