Coletivo ação zumbi
uma história de (re)existência e inspiração para uma educação antirracista e decolonial
Palabras clave:
Decolonialidade, Ação Zumbi, Educação Étnico-Racial.Resumen
A proposta do artigo é refletir sobre a importância histórica e política do Coletivo Ação Zumbi, um grupo que realiza performances artísticas multidimensionais em espaços, formais e não-formais principalmente nas cidades São José e Florianópolis. Suas ações revelam performances memórias contra-hegemônicas de origem afro-brasileira a partir da perspectiva de um povo que existe, (re)existe e resiste, ancorado num ideário de maior justiça epistemológica. A atuação do coletivo evidencia um alinhamento ao pressuposto da decolonialidade do saber e da educação para as relações étnico-raciais, que podem contribuir com a educação escolar no semear de uma proposta pedagógica e antirracista promovendo uma troca de saberes com a conexão entre a educação formal das escolas e a educação não formal dos movimentos negros. A pesquisa é construída em diálogo com os integrantes do coletivo a partir de lives e redes sociais do Coletivo disponibilizados ao público em geral. Teoricamente temos dialogado, especialmente, com autoras negras com uma perspectiva decolonial e antirracista.
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Citas
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