O Ensino de História nos tempos atuais de instabilidade política e econômica no Brasil
um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v24i3.62207Resumen
Este artigo apresenta os resultados provenientes de trabalho de iniciação científica em História, desenvolvido no Ensino Médio O objetivo foi refletir acerca do ensino de história no Brasil dos dias atuais – suas principais tendências, limites, disputas e desafios. Consistiu no levantamento e na organização de dados quantitativos e qualitativos no interior do campus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, precedido pelo levantamento e análise de material jornalístico e de legislação concernentes ao ensino de história, em específico, e de humanidades em geral. Esta pesquisa buscou ainda refletir sobre a percepção que docentes e discentes desta instituição possuem sobre a importância e significados do ensino de história para a formação profissional e cidadã. Para isso, comparamos e analisamos as percepções apresentas frente as importantes polêmicas e mudanças da atual conjuntura, pautadas pela grande mídia e expressas em alterações das legislações educacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.