Do oppidum à capital de província
algumas considerações sobre a especificidade de Bracara Augusta e sua integração ao mundo romano (séculos I-IV)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i1.61983Resumen
Este artigo faz algumas considerações relativos à história da cidade romana de Bracara Augusta, com a pretensão de debater acerca da memória esquecida de uma opulenta urbs, importante no noroeste da Hispânia. Também, será debatido como as evidências arqueológicas foram um importante instrumento fundamental na (re)descoberta da cidade desde 1976, mostrando nuances antes fragmentadas e olvidadas por sobreposições de períodos. Portanto, ambiciona neste artigo fazer algumas ponderações acerca do protagonismo da cidade perante a região e o processo de integração da população no mundo Romano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.