MULHER, FAMÍLIA E DOMICÍLIO EM GOIÁS NO SÉCULO XIX: CORUMBÁ E BONFIM (1851)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10570Resumen
Os estudos sobre família e domicílio no Brasil avançaram significativamente nas últimas décadas, com a simultânea busca da compreensão do papel da mulher. Entretanto, os trabalhos se concentram, sobretudo, na região Centro-Sul. Assim, quero destacar a antiga província de Goiás, enfocando duas freguesias localizadas na zona centro-sul da província: Bonfim e Corumbá. O levantamento das suas populações, realizado em meados do século XIX, produziu listas contendo o nome, idade, cor, estado conjugal e condição social de toda a população das freguesias, dividida segundo o domicílio. Neste trabalho, procuro caracterizar a sua população e analisar seus domicílios, percebendo em que medida a localização dos domicílios (no meio urbano ou rural) e o sexo de seus chefes influenciaram seu perfil.
Palavras-chave: Gênero; família; domicílio; demografia histórica; Brasil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.