A present saturared with the past
Dead Fish’s “Labirinto da memória” and the constrution of a temporality for the brazilian military dictatorship through hardcore aesthetics
Keywords:
“Labirinto da memóriaAbstract
In this text, we seek to analyze the 2024’s released record “Labirinto da memória”, by the band called Dead Fish. Our hypothesis is that this record constructs a temporality for the brazilian military dictatorship resorting to the subject’s memory. From this relationship between past and present, They raises the debate abou our relationship with the brazilian military dictatorship and their remains. From the analytical point of view, we seek to show how this temporality can be proven by space of experience and horizon of expectation categories, from Reinhart Koselleck. We also understand that theese discutions improves the debate between history and mamory When the subject is brazilian military dictatorship.
Downloads
References
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir.; GENTILI, Pablo. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático, p. 9-23. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ANSART, Pierre. História e memória dos ressentimentos. Jacy Alves de Seixas (tradução). In: BRESCIANE, Stella; NAXARA, Márcia. Memória e (Res)sentimento: Indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Ed. UNICAMP, 2004.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: os livros e a escola do tempo. Marcos Santarrita (trad.). SP: Ed. Objetiva, 2010, p. 19.
BONI, Matheus Bittencourt; DADALTO, Maria Cristina. Seletividade penal e criminalidade violenta: os esquadrões da morte e as masmorras no estado do Espírito Santo. Dilemas: Revista de estudos de conflito e controle social – vol. 10, n. 2, mai-ago 2017, pp. 189-213.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9ª ed. (revisada pelo autor). RJ: Ed. Ouro sobre azul, 2006.
CASSIO, Fernando. Falsos consensos e a luta pela revogação da reforma do ensino médio. Revista Formação em movimento, v.5, especial, n. 10, 2023, p. 138-160.
Dead Fish. Labirinto da memória. RJ: Deck discos: 2024, disco compacto.
Dead Fish. Ponto cego. RJ: Deck discos: 2019, disco compacto.
Dead Fish. Sonho Médio. ES: Terceiro mundo produções fonográficas: 1999, disco compacto.
FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? Rodrigo Gonçalves, Jorge Adeodato e Maikel da Silveira (tradução). 1ed. SP: Autonomia literária, 2020.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. RJ: Ed. PUC-Rio, 2006.
LEITE JUNIOR, Carlos Alberto. Uma análise do PROER 20 anos depois. 2016. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
LIMA, Rodrigo. Dead Fish canta sobre memórias contra o autoritarismo: novo disco de banda de hardcore, “Labirinto da memória”, faz uma viagem no tempo para nos lembrar que as ameaças continuam a nos bater à porta. Revista Bravo! Entrevista para Artur Tavares. Disponível em: <https://bravo.abril.com.br/musica/dead-fish-labirinto-memoria-novo-album-hardcore> SP: 23 de janeiro de 2024.
LIMA, Rodrigo. Entrevista com Rodrigo Lima sobre o novo disco do Dead Fish “Labirinto da memória”. Youtube, 14 de janeiro de 2024. 2hr02min34s. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nBgiOWKk_yg&t=326s>. Último acesso em 26 de março de 2024.
LIMA, Rodrigo. Live com Rodrigo Lima (Dead Fish). Youtube, 1 de março de 2024. 1hr23min35s. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=0VOkOlLedYo&t=3827s> Último acesso em 26 de março de 2024.
LIMA, Rodrigo. Papo Borratxo #001. Youtube, 31 de janeiro de 2024. 39min29s. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=983U2ys6d-o&t=841s>. Último acesso em 26 de março de 2024.
MARTINS, João Roberto Filho. Forças armadas e política, 1945-1964: a ante-sala do golpe. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (orgs.). O Brasil Republicano (vol.3): O tempo da experiência democrática. RJ: Ed. Civilização brasileira, 2003.
MORAES, José Geraldo Vinci de; MACHADO, Cacá: “Música em conserva”: memória e história da música no Brasil. In: La memoria histórica y SUS configuraciones temáticas. Una aproximación interdisciplinaria. Montevideo, Ediciones Cruz del Sur, 2011.
MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias Thomé (orgs.). História e música no Brasil. SP: Ed. Alameda, 2010.
NAPOLITANO, Marcos: História e música popular: um mapa de leituras e questões. In: Revista de História / Departamento de História. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. n. 157. 2007.
OLIVEIRA, Roberto Camargos de. A cena alternativa do hardcore: cultura e política. Embornal: Revista da Associação Nacional de História – Seção Ceará. V 3. N6. Identidades e História cultural II. Ceará, 2012.
PINHEIRO, Paulo Sérgio. Autoritarismo e transição. Revista USP, Mar/Abr/Mai, 1991.
POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Dora Rocha Flaksman (trad.). Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol 2., n. 3, 1989, p. 3-15.
SCHWARTZ, Jorge; SOSNOWSKI, Saúl. (orgs.) Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: EdUSP, 1994.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. SP: HUCITEC/USP, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.