Lecture keys for the political discourse analysis about education and professional education
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.64181Abstract
Esse texto discute sobre possíveis chaves de leitura para a análise do discurso político sobre educação e educação profissional na virada do século XIX para o século XX. O discurso político será considerado como prática de linguagem que medeia a relação entre o sujeito e a sua realidade natural e social constituindo-o e à sua história. Dessa forma, tal discurso visava intervir na vida social, com vistas a produzir novos comportamentos, sensibilidades e expectativas. A discussão conceitual dialoga com aportes da História Política, da História dos Conceitos e da História da Linguagem. Do ponto de vista metodológico, propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos, de estratégias, enfim de uma realidade social inspirada nos referencias da análise do discurso político proposta por Patrick Charaudeau. Dentro dessa perspectiva, apresentaremos as seguintes chaves de leitura: formação/profissão, geração e pertencimento familiar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.