A CULTURA HISTÓRICA COMO POSSIBILIDADE INVESTIGATIVA A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM PERSONAGENS HISTÓRICOS LATINO-AMERICANOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v23i2.52856

Abstract

Este estudo investiga como a cultura histórica latinoamericana está relacionada com a forma como os jovens tomam o conhecimento para si a partir de histórias em quadrinhos (auto)biográficas. A investigação é estruturada nas relações entre a cultura jovem, as histórias em quadrinhos e a cultura histórica de uma sociedade. Parte-se da preocupação de compreender os processos históricos vinculados à relação entre a interculturalidade e o novo humanismo (RÜSEN, 2014) e o princípio da “burdening history” proposto Bodo von Borries (2016), o qual propõe que o fardo da história pode ser superado pela interpretação multiperspectivada instauradora de controvérsia provida pela autocrítica na teoria da história (FREITAS, 2017).  Analisam-se historias em quadrinhos que narram experiências (auto)biográficas de sujeitos que enfrentaram e resistiram à escravidão, à violência política e ao racismo na América Latina e participaram dos processos revolucionários de Cuba. Além disso, o gênero (auto)biográfico nos quadrinhos é fundamental para a compreensão da imagem pública dos sujeitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcelo Fronza, Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, Universidade Federal do Paraná

Fui graduado em licenciatura e bacharelado em História, fiz mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Souu também professor de História da escola pública no Paraná

Published

2019-03-09

How to Cite

FRONZA, M. A CULTURA HISTÓRICA COMO POSSIBILIDADE INVESTIGATIVA A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM PERSONAGENS HISTÓRICOS LATINO-AMERICANOS. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 68–96, 2019. DOI: 10.5216/hr.v23i2.52856. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52856. Acesso em: 3 jul. 2024.