AS VIAGENS CIENTÍFICAS DO NATURALISTA MARTIM FRANCISCO RIBEIRO DE ANDRADA (1800-1820)
DOI:
https://doi.org/10.5216/hr.v10i2.9170Resumo
Martim Francisco Ribeiro de Andrada é conhecido da historiografia sobretudo por sua atuação política no período da Independência, quando integrou o “Gabinete dos Andradas”. Sua obra científica, no entanto, foi pouco estudada. Ele realizou uma série de viagens científicas pela Capitania de São Paulo no âmbito da Direção-Geral das Minas de Ouro, Prata e Ferro, instituição científica que teve uma contribuição fundamental para a emergência e consolidação das ciências naturais naquela região colonial. As viagens científicas serão analisadas como integrantes do projeto político-reformista encabeçado pelo principal ministro da “Viradeira”, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, que pretendia estimular a exploração dos recursos naturais da principal colônia portuguesa, o Brasil, para assim fomentar a modernização da economia lusa.
Palavras-chave: História das ciências, história das geociências, história da história natural, história do Brasil, Martim Francisco Ribeiro de Andrada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Concedo a História Revista o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.